15 de ago. de 2014

Algumas dicas para fotografar a lua

Fotografar a lua é algo que quase todo mundo já tentou em algum dia. Muitas vezes o resultado é uma imagem borrada ou uma mancha brilhante no filme. No entanto, obter imagens da lua é simples quando você sabe alguns truques para o assunto. Muitos fotógrafos já tiveram sucesso em tirar fotos da lua. 


Para obter fotografias da lua você vai precisar de: uma câmera que permite controlar a velocidade do obturador e abertura com uma capacidade de zoom para cerca de 300 milímetros (este é zoom de 10x em algum ponto e disparar em câmeras do tipo). É isso. Não precisa de tripés, lentes R$ 5.000 e nem super-poderes humanos.

O principal problema das pessoas com a fotografia da lua é que eles pensam da lua como um “sujeito noite”. Por isso eles viram as câmeras para a noite no predefinido da máquina fotográfica ou iniciam automaticamente em uma velocidade lenta para aumentar a luz. A lua, no entanto, é tão brilhante que o oposto é verdadeiro. É basicamente como tirar uma foto de uma lâmpada iluminada em um quarto escuro. Se você usar a leitura de exposição que a câmara vai lhe dar a imagem será superexposta e um ponto brilhante, sem nenhum detalhe.

Para obter uma fotografia clara e detalhada da lua será necessário subexpor a imagem por 1/2 de velocidade. É bom usar uma abertura grande de diafragma para esta aplicação como a distância entre nós e a lua aumenta a efetiva profundidade de campo consideravelmente.

Ao contrário do que você pode esperar, à noite nem sempre é o melhor momento para fotografar a lua. Logo após o pôr e o nascer do sol muitas vezes são os melhores momentos para se ter fotos da lua. Procure uma hora do dia, quando o céu ainda tem uma pitada de azul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...