29 de dez. de 2013

O lugar mais inóspito e frio do planeta


Cientistas dos Estados Unidos e da Austrália se juntaram para encontrar o melhor local para um observatório e acreditam ter encontrado o lugar mais frio, mais seco e mais calmo do planeta, e acreditam que nenhum humano tenha pisado no local. Eles analisaram dados de satélites, estações de observação e modelos de clima, para observar os fatores que afetam a astronomia, como nuvens, temperatura, clareza do céu, vapor de água e outros.
Os pesquisadores encontraram então este lugar, chamado de Ridge A, que fica a mais de 4 mil metros de altura na Antártica. É um local extremamente remoto, além de frio e seco. O estudo revelou que o local tem uma média de temperatura de 70 graus negativos e a quantidade média de água em toda a atmosfera do local é menor que a suficiente para preencher um fio de cabelo humano.
Além disso, o lugar é muito calmo, pois não apresenta turbulências atmosféricas. De acordo com Will Saunders, autor do estudo, praticamente não há vento no Ridge A. “As imagens tiradas no local devem ser ao menos três vezes mais nítidas que aquelas tiradas nos melhores locais atualmente usados pelos astrônomos”, afirma Saunders. O pesquisador também afirma acreditar que, já que o céu do local é mais escuro e mais seco, um telescópio comum pode ser tão poderoso quanto os maiores telescópios atuais.
O local fica a aproximadamente 145 quilômetros de um observatório internacional na Antártica.
(Science Daily)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...