28 de nov. de 2013

Dicas para fotografar a natureza

  Algumas dicas para fotografar a natureza. Espero que gostem.


- Acorde cedo
Na maioria dos casos, a luz da manhã ou do fim da tarde é melhor para conseguir boas fotos de natureza, afirma Colombini. “Fotógrafo de natureza precisa acordar cedo, quando a luz é mais suave. Com o sol a pino, as sombras são muito duras, não são bonitas”, diz. É claro que toda a regra tem sua exceção e sob o sol forte é possível conseguir boas fotos de contraste, com brancos e pretos. “Na contraluz, é possível revelar o translúcido ou os contornos de um objeto.”
- Planeje-se antes de sair para fotografar
Antes de colocar o pé na trilha, faça um planejamento da sua saída fotográfica. Como está o tempo? Qual será o assunto fotografado? Isso ajuda a escolher o equipamento que será levado. E, quando estiver diante do assunto a ser fotografado, tente fazer uma composição interessante. “Não seja impulsivo, busque o melhor ângulo, a melhor luz.”
- Escolha bem o equipamento para a mochila não ficar pesada demais
Para o fotógrafo amador, Colombini recomenda levar uma lente zoom, que faz o papel de várias. Caso prefira fazer fotos com qualidade máxima, leve três lentes: a grande angular (de 24 ou 28 mm), a macro (80 a 100 mm) e a teleobjetiva (400 mm). “Geralmente, é preciso se deslocar muito, então não leve uma mala muito pesada. ”
- Evite sair sozinho para fotografar
Quando for se embrenhar pela mata para fotografar, vá acompanhado – de preferência com outra pessoa que goste de fotografar ou que tenha paciência para acompanhar o seu trabalho. “A tendência do fotógrafo é proteger a máquina, por isso quem escorrega costuma levantar os braços e se machucar mais”, diz. Se acontecer algum acidente, o acompanhante poderá socorrê-lo ou buscar ajuda. Também é preciso tomar cuidado com os animais peçonhentos. “Esteja sempre atento a onde apoia a mão e, quando for andar muito no mato, use uma perneira para proteger-se contra picadas de cobra.” É recomendável também levar celular, GPS ou rádio nas saídas a campo.
- Não deixe o fundo desviar o olhar do assunto principal
Na hora de compôr uma foto, é preciso garantir que o assunto principal fique em evidência. “Manchas brancas no fundo, por exemplo, distraem o olhar”, diz Colombini.
- Não aponte o flash diretamente ao objeto fotografado
O flash é uma luz artificial e dura, por isso nunca aponte diretamente para o objeto fotografado, ensina Colombini. Uma dica do fotógrafo é usar papel vegetal como difusor, para suavizar a luz do flash. O uso de dois flashes, um com a luz mais forte que o outro, pode ajudar bastante também. “Ajuda a diminuir a sombra.”
- Conheça bem o assunto que vai fotografar
Colombini diz que é fundamental obter informações sobre o assunto fotografado. No caso dos animais, por exemplo, é preciso saber o comportamento deles, quais são venenosos, onde eles vivem, para obter boas imagens. “Além disso, o fotógrafo repassa informação sobre o assunto que fotografa.”
Fotos tiradas no Parque da Biquinha:


26 de nov. de 2013

Dicas para Fotos de luzes e Enfeites de Natal

   Faltando praticamente um mês para o natal as luzes já se acendem pela cidade, aqui vão algumas dicas tiradas deste artigo do ADIDAP.
  • Confie na sua câmera. Se ela está dizendo que a foto vai sair escura ou tremida, acredite. Murphy está sempre por perto. 
  • Evite Flash. Em geral, o fundo das suas fotos vai estar longe (estamos pensando em enfeites de natal nas ruas) e pouco iluminado, então o flash vai iluminar só o que estiver perto, e seu sujeito vai parecer uma montagem. Existe um jeito de usar o flash com resultados melhores que é....
  • Opção Slow Syncro, ou algo que o valha. O que ela faz é bater o flash, mas deixar o obturador aberto um pouco mais de tempo. Dessa forma, você pega um pouco da luz ambiente. Cuidado pois, como sempre, obturador mais tempo aberto = mais chance de tremer a foto. O que nos leva à boa e velha técnica de...
  • Use o Timer da sua Câmera. Quando você aperta o botão, por mais leve que seus dedinhos sejam, você balança sua câmera. Uma ótima ideia é usar ativar o timer da câmera, apertar o botão e continuar ali, segurando a câmera. Respire lentamente e espere a câmera fazer o trabalho dela. Se tudo der certo, deve reduzir bastante o tremido das fotos.
  • Use um Tripé. Sim, é chato ficar andando com o tripé por aí, mas se você gosta de tirar fotos nas ruas como eu, muitas vezes é a única opção.
  • Aumente o ISO. ISO é a sensibilidade do filme (ou sensor). Tanto em máquinas digitais quanto nas de filme, você pode aumentar o ISO, ou via uma opção da máquina, ou indo até a Conselheiro Crispiniano (se você mora aqui em São Paulo), e comprando um filme mais sensível. O maior ISO que encontrei esse final de semana foi 800, mas sei que existem filmes com ISO 1600.
    Mas cuidado: quanto mais ISO, mais suas fotos vão ficar granuladas (filmes) ou com ruido cromático (digitais).
  • Chegue perto. Encha a foto com ornamentos e enfeites! Eles são brilhantes e coloridos!
  • Experimente! Normalmente quanto mais você fotografa, melhores ficam suas fotos. Boas Fotos

25 de nov. de 2013

A maior tela de Cinema do Pais


    Depois da postagem A maior Coca Cola do Brasil, agora é a vez do cinema.
    O Shopping Cidade de Sorocaba recém inaugurado tem a maior tela de exibição de filmes em 3D do Brasil, com 299m². Alem da super tela a sala conta com som imersivo, que é capaz de projetar o som de vários pontos. O investimento foi entorno de 6 milhões de reais.


    A implantação e administração é feita pela Rede Cinematográfica Cine Araújo.
    Para se ter uma ideia da grandeza da sala, a maior sala até então a IMAX (Image-maximum) de São Paulo tem 230m² de tela, a de Sorocaba tem 299m².



19 de nov. de 2013

18 de nov. de 2013

Animais do Parque da Biquinha

       Visitando o Parque da Biquinha em Sorocaba, um lugar tranquilo e cheio de vida, consegui algumas fotos de animais que vivem por lá. Espero que gostem.







4 de nov. de 2013

3 de nov. de 2013

Sinalização

"Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum" Frank A. Clark



2 de nov. de 2013

O Poder do Photoshop

    O que é photoshop? Photoshop é um programa de computador desenvolvido pela Adobe e tem como principal objetivo a edição de imagens bitmaps. Em outras palavras, tem a capacidade de fazer alterações em fotografias, retocando detalhes, sombras, contrastes, luzes, contornos, e "pequenas" imperfeições nas imagens. 
     Abaixo, alguns exemplos de edições do Photoshop que achei na internet. Espero que gostem!







Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...